domingo, outubro 20, 2013

Consciência da própria existência

Consciência da própria existência é uma das definições pelo dicionário Michaelis do que é conhecimento.
Tenho o dicionário como favorito na barra de favoritos do meu browser desde que descobri que já podia acessá-lo virtualmente.
Fui apresentada ao dicionário assim que aprendi a escrever. Como toda criança, a primeira vista também tinha preguiça e achava chato consultar o dicionário. Mas ao perceber que era uma maneira de entender um pouco mais sobre o significado das coisas, tornou-se natural visitá-lo sempre que necessário, depois até que dava vontade.
Após assumir o meu lado comunicativo, as visitas ao dicionário, a wikipédia, ao google, e aonde mais pudesse obter informações, tiveram inúmeras funções e significados.

E nessa reflexão sobre a consciência, a existência, os significados, as palavras, revisito a vontade de contar histórias e aprender sobre cognição, comunicação, formas e signos.

De buscar formas para contar sobre a consciência da existência, como é a sua?

A minha é hiperativa, perdida no mar em que meus pensamentos navegam. Às vezes parece imperceptível, talvez esquecida, cansada, desesperançosa. Torna-se quase palpável quando o coração bate mais rápido ou quando os meus sentidos são estimulados. Minha paixão mais latente me permite buscar sempre representar visualmente a minha maneira de sentir e ver o que está ao meu redor, bendita grafia fixa ou em movimento que dá um brilho ao meu existir.

consciência 
cons.ci.ên.cia 
sf (lat conscientia1 Capacidade que o homem tem de conhecer valores e mandamentos morais e aplicá-los nas diferentes situações. Rel Testemunho ou julgamento secreto da alma, aprovando ou reprovando os nossos atos. 3 Cuidado extremo com que se executa um trabalho. 4 Honradez, retidão. 5 Conhecimento.Psicol Percepção imediata da própria experiência; capacidade de percepção em geral. Com a mão na consciência: com sinceridade. Meter a mão na consciência: examinar bem os próprios atos ou sentimentos. Ter consciência: ser incapaz de uma indignidade. Ter a consciência elástica: não ser muito escrupuloso. Ter a consciência limpa: estar convencido de haver procedido bem.

Fonte: Dicionário Michaelis

Se você tiver alguma recomendação de leitura, ficarei feliz em recebê-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário