domingo, janeiro 16, 2011

Como faço uma animação?

Fiquei muito feliz em receber um pedido por comentário de L. S. Alves e tô aqui atendendo. 


Captura do Movimento 
Vou deixar claro que minhas animações seriam melhores caso eu tivesse um câmera fotográfica como recurso de disparo contínuo, também chamado de Burst Mode, onde várias fotos são tiradas consecutivamente enquanto mantiver pressionado o “botão do clique”.
No meu caso faço as fotos em sequência com intervalo de um segundo entre a captura, o que acelera o movimento e não mostra todo o trajeto deste.
Observação:
Já tive contato com câmeras que levam mais que um segundo para capturar uma imagem e isso não permitiria um bom resultado ao tentar animá-las depois.

Outro recurso que colabora na captura do movimento é manter o eixo de posicionamento da câmera, um tripé garante isso. Contudo como também não disponho do tripé, faço as animações apoiando em algum lugar ou à mão livre mesmo, sempre prestando atenção na continuidade do enquadramento.


Fotos = frames
Frame é um termo utilizado para denominar uma imagem fixa de um vídeo. Tenho conhecimento que no cinema cada segundo tem 24 frames e no vídeo em média 29, contudo quando vou capturar ou na edição quando ajusto o tempo de duração de cada imagem nunca parei para contabilizar direito. 
Em média as animações que já fiz precisaram de 300 a 500 fotos ou mais. 
Para mim tirar muitas fotos é sinônimo de um momento bem aproveitado, por isso logo no começo eu só percebia que tinha uma animação depois de averiguar que tinha feito muitas fotos continuas  de uma ação ou determinado momento.
No caso por exemplo de Na mão, que foi a primeira animação que fiz, a ocasião foi um ensaio fotográfico com os objetos para enviar para uma seleção, quando terminei e fui ver as fotos na câmera, apertei e segurei para vê-las passando continuamente, assim percebi que tinha uma animação.
No entanto, para finalizar, precisava do áudio, que para mim acaba sendo o mais difícil já  que não curto  piratear sons nas trilhas dos meus vídeos, nesse caso pedi a um músico (Marcelo Marques) que criou um lindo desenho sonoro. 




Edição
Costumo fazer a edição no Sony Vegas, mas também pode ser feita num programa mais simples tipo o Windows Movie Maker ou em outros programas profissionais de edição de vídeo. Contarei como foi a edição recente do IZP/Reca para ilustrar.


Área de trabalho do Sony Vegas 7.0, As fotos fixas maiores no começo e depois  bem estreitas que são as animadas.
Observação:
Para adicionar as fotos a linha de edição você pode arrastá-las da janela das imagens para o programa ou "File"  e apertar "import". As imagens aparecerão primeiro nessa janela inferior esquerda, depois é só arrastar para a linha de edição.


Fui registrar a grafitagem do estúdio Reca, como não fui com a ideia de fazer a animação e para ilustrar o começo do processo utilizei umas fotos paradas, onde através do recurso de zoom com movimento fiz os efeitos apresentados no vídeo. Mostro como ativar esse recurso nas fotos abaixo.


Em cada imagem ou vídeo adicionado no Sony Vegas aparece no canto direito este quadrado e o +. No quadrado você pode ajustar o enquadramento da foto, determinando se o zoom será fixo ou com movimento.


Ao dar um clique duplo em qualquer espaço de tempo desta linha mostrada pela seta inferior e  ajustar os limites de enquadramento (seta superior), o zoom transcorrerá do início da imagem até o tempo marcado.


Ajusto o tamanho das imagens no olho mesmo, sempre entre 30 milésimos de segundo ou 0,5 segundo quando quero colocar uma velocidade rápida ou 01 segundo quando quero mostrar na velocidade normal. Claro que também pode-se aumentar mais que 01 segundo para deixar mais lento.
Observação:
É interessante perceber que você pode inverter a ordem dos acontecimentos ou até mostrá-los de trás para frente, ou no curso normal mesmo.


Infelizmente não tenho muitas dicas na questão de áudio, pois peço para usar músicas de bandas amigas ou procuro áudios de uso livre (creative commons).


Como minha explicação foi pouco técnica indico alguns links bacanas com mais informações sobre Como fazer uma animação:
Programas de animação
Como fazer desenho animado
Como fazer animação em 10 lições

2 comentários:

  1. Com certeza já é um bom começo. Eu me interessei pelo assunto, porque lá em casa eu sou conhecido como Homem do Stop-motion. E agora que vi a oportunidade de animar aquele monte de fotos sequênciadas eu pretendo por isso em prática.
    Larissa obrigado por responder assim tão prontamente.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Moça obrigado pelas dicas. Agora já estou mexendo com o Sony Vegas lá em casa. Só estou assustado com a quantidade de controles.
    Um abraço.

    ResponderExcluir